top of page
05359a9af646e2086ba10db1a461d0a133571185

Passo III - Nesta página vamos socializar os conhecimentos construídos

por cada um de vocês, suas reflexões, o resultado de suas pesquisas, e suas opiniões  sobre nossos estudos.

79f265fba2c62a5f42c816746a0bd21818851eea

Olá gente!!

Convido você a clicar na galeria de imagens e observar o resultado dos seus estudos e  interações nos grupos Problematizador e Cogitador.

Logo abaixo, observe o mapa conceitual. Ele sistematiza os conhecimentos que foram sendo construídos a partir das problematizações realizadas nos grupos de estudo, vejam  quantos conceitos podem ser abordados  partindo da situação significativa "O plantio da laranjeira".

aprendizagem CI novo.jpg

Interações GEP e GEC.

Na cor rosa: Conceitos que constituem a Prática Pedagógica Círculo Integrador. 

Cor laranja: Destaca a temática “plantio de laranjeira” derivada da situação significativa, relatada por uma das estudantes e escolhida pelo grupo de estudo Círculo Integrador e que deu origem ao desdobramento dos conteúdos das ciências da natureza.

Cor amarelo: Representa as Tecnologias Digitais nas diversas formas de interação com os (as) estudantes.

Cor vermelho: Embora não tenha tido uma atividade voltada para esta questão, a experiência é do contexto de vida dos estudantes, sendo assim, percebe-se o convívio familiar e a afetividade.

Cor verde: Representa os conteúdos derivados da situação significativa, o plantio de laranjeira, que foram aprofundados durante a prática CI.

Cor roxo:  Destaca o processo produtivo da laranja desde a chegada da matéria-prima na indústria, o processo nas fábricas onde são produzidos os derivados bem como a utilização de máquinas nesse processo.

Na próxima galeria, podemos observar alguns conceitos formulados, em resposta à atividade "#NO CADERNO",  sua compreensão sobre consumo sustentável, recursos naturais renováveis e não renováveis. 

Ao clicar na imagem, a tela expande, o que facilita a leitura. 

Slide1
Slide3
Slide6
Slide5
Slide4
Slide2

Reflexões elaboradas em resposta à atividade "DESAFIO!"

Nesta galeria você pode acompanhar o que você e seus colegas refletiram  sobre o plantio da laranjeira e a preservação da biodiversidade...

Ao clicar na imagem, a tela se expande, o que facilita a leitura!

ATIVIDADE 1- "JORNADA BIOMAS NA ESCOLA" 

O que aprendemos com o jogo....

JOGO 1.jpg
jogo 2.jpg
WhatsApp Image 2021-06-10 at 15.28.32.jp

Eu gostei do jogo porque a paisagem da Amazônia não é a mesma da Caatinga, não é a mesma do Cerrado, tem uma que tem bastante estiagem, é tudo meio laranja como se fosse calor, calor... e tem ossos . Na outra já tem água, tem mais verde.

E também reparei nas coisas de comer , tem goiaba, os alimentos tem a ver com cada região porque no sul, no pampa, aí tem butiá, tem pinhão. Tem a ver com a região os alimentos que a Laura comia.

Assim é bom que cativa o aluno e faz ele querer saber mais sobre a disciplina de ciências. Gostei muito!!” (transcrição de áudio de estudante).

WhatsApp Image 2021-06-14 at 07.53_edite

ATIVIDADE 2- APRESENTAR UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ESTADUAL

Cada um (uma) escolheu sua forma de apresentar, vejam como ficou e aprendam juntos!!

WhatsApp%20Image%202021-06-04%20at%2020.

Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

O Refúgio Banhado dos Pachecos está localizado em Viamão.

Criado pelo decreto nº: 41.559/2002

Área: 2.423,46 ha.

Seu principal objetivo é assegurar condições para a existência e reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna.

Caracteriza-se em grande parte por áreas úmidas, e também formações florestais como matas de restinga e campos de coxilhas. Possui solo arenoso, é uma área conhecida como Coxilha das Lombas.

É ambiente natural do "Cervo-do-pantanal" (Blastocerus dichotomus), atualmente ameaçado de extinção aqui no Estado.

O Banhado dos Pacheco é considerado uma área de importância para a preservação de aves nos Brasil.

Parque Estadual do Podocarpus

podocarpo.jpg
podocarpo 1.jpg

Estação Ecológica Estadual Aratinga

Galeria de imagens, clique na seta para visualizar toda a apresentação.

Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico

Galeria de imagens, clique na seta para visualizar toda a apresentação.

Parque Estadual Delta do Jacuí- (PEDJ)

Galeria de imagens, clique na seta para visualizar toda a apresentação.

'         Segundo informações na página do governo do estado do Rio grande do Sul, existe um termo de compromisso entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Colônia de Pescadores Z-5 permitindo a pesca artesanal dentro da Unidade de Conservação Delta do Jacuí. A prefeitura de Porto Alegre também assinou o termo que segundo a fonte é ”resultado de uma série de encontros e estudos, foi elaborado de forma a observar tanto as legislações ambientais quanto as leis que garantem o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais”.

'     Algumas atividades são organizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente principalmente em datas significativas para o parque e comunidades da região.  Entre as atividades estão inclusos passeios guiados e gratuitos das comunidades ao parque, com horários e locais de embarque pré-definidos, na página da secretaria consta que a visitação não está implantada.

 

A HISTÓRIA DA LARANJA

  O caminho percorrido pela laranja foi surgindo com as interações no Grupo de Estudo Problematizador (GEP) e Grupo de Estudo Cogitador (GEC) através de uma analogia ao vídeo "A história das coisas".

Convido vocês à leitura do texto "A história da laranja" produzido a partir das suas aprendizagens, e logo a seguir a ouvir o áudio gravado por uma de suas colegas, reproduzindo o texto.

A história da laranja

     Nossa história da laranja tem início com o cultivo caseiro de uma laranjeira.

Esse fato real foi realizado por uma colega nossa e sua avó, por isso envolve cuidado, convívio familiar, afetividade.

E o mais legal é que envolve as ciências!

   A partir dessa situação significativa construímos nossas aprendizagens na disciplina de ciências, contando o caminho que a laranja percorre desde seu plantio, extração, distribuição, consumo e o descarte. Para isso fizemos uma analogia ao vídeo “A história das coisas” que conta como ocorre o processo de produção em um sistema linear, onde cada vez mais o consumo desenfreado de objetos prejudica o meio ambiente.

    Nesse caso substituímos o “objeto” pela laranja, considerada aqui como um alimento saudável, fonte de vitamina C.

    Estudamos que a laranja chegou ao Brasil na época de seu descobrimento, trazida por Cristóvão Colombo por volta de 1516. Sabe-se que é uma planta originária do continente asiático, mais precisamente da Índia e China.

Estudamos que o cuidado com o solo é muito importante para ter uma fruta saudável, é preciso adubar, cuidar o espaçamento e combater pragas que atacam a planta.

    O Brasil é considerado um dos líderes em produção de laranja, metade do suco de laranja consumido no mundo é brasileiro, Isso nos faz pensar na indústria que beneficia essa matéria-prima e a transforma em produtos que são utilizados nas fábricas.

    As fábricas empregam pessoas e utilizam máquinas para produzir derivados como: energéticos, produtos de beleza, remédios, geleias e os variados tipos de sucos.

  Mas a laranja que consumimos em casa nem sempre vem dos grandes produtores, pode vir do nosso quintal, da feira que tem na nossa cidade, do pomar do vizinho em forma de partilha e amizade.

   Outro aspecto importante é a contribuição que o plantio da laranjeira dá ao meio ambiente, aumenta a qualidade de vida no planeta, fornece oxigênio, ainda ajuda na diversificação de espécies através da polinização. Isso tudo ajuda na preservação da biodiversidade.

   Por último, estudamos sobre o descarte da laranja que começa na lixeira de casa e pode ser separado e utilizado na compostagem para produzir adubo orgânico ou enviada no lixo comum para os aterros sanitários ou lixões o que não é tão legal assim...

  Enfim, nossos estudos a partir do plantio da laranjeira, nos trouxeram vários conhecimentos sobre as ciências da natureza.

A História da LaranjaEstudante turma 9º ano Amarelo
00:00 / 02:37

Áudio: Estudante da turma Amarelo.

Referências:

Disponível em <https://estado.rs.gov.br/governo-firma-acordo-inedito-que-garante-a-pesca-tradicional-no-parque-delta-do-jacui> acesso 14 de junho.

Disponível em <https://estado.rs.gov.br/parque-delta-do-jacui-comemora-30-anos-de-preservacao> acesso 14 de junho.

Disponível em https://www.sema.rs.gov.br/parque-estadual-delta-do-jacui acesso 14 de junho.

Fonte: https://youtu.be/Zbm4LXnr3j8
Fonte: https://sitesustentavel.com.br/lixo-organico/
Fonte: IAC-Instituto agrônomo. 
Fonte: Cítrus:  Principais informações e recomendações de cultivo
http://econsulting.com.br/2020/05/13/o-que-e-biodiversidade/

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page