Círculo Integrador

PASSO II- Nesta página avançamos no processo da construção de novos conhecimentos. Os (as) estudantes tem autonomia para navegar, pesquisar e formular suas reflexões a partir das atividades e provocações encontradas na página, concomitantemente ocorrem as interações entre colegas e a professora nos grupos de estudo do WhatsApp.
Utilizando o Tema Contemporâneo Transversal (TCTs) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Meio ambiente"
Unidade Temática "Vida e evolução" Objeto do conhecimento "Preservação da biodiversidade"(Brasil;2019).
Como vimos na página " A escuta do professor (a)" , a tirinha "Dona morte e o mundo" nos levou a pensar em como estamos tratando a natureza.
Diante das reflexões trazidas por vocês sobre o tipo de materiais utilizados para fabricar objetos que consumimos no dia a dia, podem ser: PLÁSTICO; PAPEL; VIDRO; METAL; BORRACHA entre outros. Suas reflexões trouxeram também as ações que cada um (uma) de vocês junto com suas famílias estão praticando em favor do meio ambiente.
Em "Saiba mais" vimos que o consumo sustentável ou consumo consciente reflete diretamente na preservação ambiental, já que é uma forma de diminuir o uso dos recursos naturais (renováveis e não renováveis).
Agora vamos avançar mais um pouco. O vídeo "A história das coisas" vai nos ajudar a compreender melhor o processo que ocorre desde a origem das coisas, como as pessoas se comportam dentro de um sistema produtivo, o consumo e por fim o descarte dos objetos e o que acontece com o lixo que produzimos.
Se liga no vídeo!
Basta clicar na seta para assistir...
Após assistir ao vídeo reflita sobre estas provocações...
Quem são as pessoas que aparecem no vídeo com poder de decisão?
De acordo com o vídeo como as pessoas estão explorando os recursos naturais?
Com relação ao descarte do lixo, você acredita que a reciclagem resolveria o problema?
Em resposta às provocações ao vídeo "A história das coisas", imagens de reflexões dos (as) estudantes.



Saiba mais...
Ao clicar em "Saiba mais" abrirá uma nova guia onde você poderá pesquisar mais sobre recursos naturais: fontes renováveis e fontes não renováveis.
QUIZ ENERGÉTICO
Clique em "Quiz energético" abrirá uma nova guia, você responde ao Quiz com questões de múltipla escolha, avança no jogo e aprende sobre a produção de biocombustíveis a partir de matérias-primas renováveis.
Quem sou?
(EMBRAPA)- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Criada em 1973, está vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Sua sede fica em Brasília é responsável pelas atividades relacionadas à execução de pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas.
NO CADERNO
Viu só? O quanto conseguimos aprender quando temos a curiosidade de saber mais sobre um novo conhecimento?
Agora que você estudou através dos objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) desta página, você:
Pode anotar em seu caderno suas dúvidas sobre o que assistiu, pesquisou e leu. Vamos utilizar o grupo de estudo Círculo Integrador do WhatsApp para conversar e tirar as dúvidas.
Com suas palavras formule em seu caderno sua compreensão sobre:
-
Consumo sustentável.
-
Recursos naturais renováveis e recursos naturais não renováveis.
-
Assistiu o vídeo? Comente o que mais te chamou atenção?
Até aqui vimos que o ser humano transforma a natureza ao fazer uso de seus recursos naturais, geralmente o uso indiscriminado desses recursos acaba sendo prejudicial, pois os recursos não renováveis acabam não se regenerando e com o passar do tempo se esgotam.
Vimos através do “Quiz energético” algumas ações coletivas por meio de órgãos institucionais, como a produção de biocombustível fabricado a partir de matéria-prima renovável (vegetal ou animal), essa ação diminui a emissão de gases poluentes e em 15% a emissão de gases de efeito estufa e contribui com a sustentabilidade.
Quando assistimos ao vídeo “A história das coisas” nós compreendemos de onde vêm e para onde vão as coisas e acompanhamos o caminho percorrido pela matéria-prima retirada da natureza, beneficiada pelas indústrias e transformada em bens de consumo. As condições atuais de um sistema linear de produção e de consumo geram um meio ambiente cada vez mais frágil, não saudável.
Vamos avançar um pouco mais em nossos estudos, partindo da experiência vivida por uma das estudantes do 9º laranja e escolhida por representantes das três turmas, "O plantio da laranjeira".
SUA EXPERIÊNCIA...
Onde aconteceu...
Em casa
Como aconteceu...
Minha avó foi plantar uma muda de laranja e eu fui ajudar, fizemos um buraco para colocar a muda e depois plantamos e continua viva até hoje.
O que você destaca na sua experiência que pode ter ligação com as ciências?
Ajudar plantar uma árvore frutífera, ela começara a desenvolver suas raízes no solo ao passar as estações ela começará a aumentar de tamanho. E isso tem a ver com botânica que envolve ciência que estuda as plantas.

Fonte: Estudante da turma 9º ano Laranja.
Baseados nesta experiência e nos vídeos que assistiram podemos aprofundar nossa conversa. Para isso vamos pensar/ refletir em alguns assuntos relacionados com o plantio da laranja.
O que o plantio de laranjeira tem a ver com sustentabilidade?
E Com a ciência? Quando estudamos ciência em sala de aula pensamos no que acontece no nosso dia a dia?
O que acontece com a preservação da biodiversidade?
O quê vem a sua mente quando pensa em “LARANJA”?
Vamos descobrir essas respostas juntos (as). Como?
Vamos contar a “história da laranja”, assim como assistimos no vídeo a história das coisas. Ou seja, como funciona o sistema com a laranja como objeto (extração, produção, distribuição, consumo e por fim o tratamento do lixo).
Contar de onde vem, como é produzida, quais indústrias a beneficiam e para onde vai.
Para realizar esta tarefa vocês precisarão pesquisar, estudar, conversar e formular perguntas e respostas.
Nossas descobertas e desafios acontecerão nos grupos!!!!
Com os Grupos de Estudo Problematizador e Cogitador.
GEP- As atividades serão dialogadas no grupo do whatsApp.
Sua principal tarefa é formular perguntas ao GEC, vocês terão fontes de pesquisa para formular as perguntas.
Para isso será preciso assistir novamente ao vídeo “A história das coisas” e pensar como seria esse processo se fosse com uma laranja.
GEC- Sua tarefa é buscar responder as perguntas do GEP. Para isso terão fontes de pesquisa disponibilizadas sobre o tema estudado.
As fontes de pesquisa estão disponíveis no "menu" e nossas interações acontecerão nos grupos do whatsApp.
O plantio da laranjeira e a preservação da biodiversidade...
Qual a importância biodiversidade?
Como a ciência nos ajuda na sua preservação?
Assistam aos vídeos sobre biodiversidade, com eles podemos aprender e refletir sobre esses questionamentos.
Como assistimos nos vídeos a preservação da biodiversidade é fundamental para a existência da vida no planeta, é fonte de alimento, matéria-prima para moradia, remédios e vestuário.
Vimos também o trabalho da pesquisa científica através de seus pesquisadores, importante para a descoberta e registro de novas espécies e preservação ambiental.
Deixo aqui um DESAFIO!!!
Assistam aos vídeos "O que nós não sabemos sobre a biodiversidade" e "Porque a biodiversidade é importante para nós". Depois formulem uma reflexão em seu caderno ou outro meio digital que possam compartilhar com os(as) colegas.
PROVOCAÇÃO:
Como você relaciona o plantio da laranjeira com a preservação da biodiversidade?
Na figura você pode observar o mapa do Brasil com a
divisão regional dos biomas.

E no Pampa? Como será que se caracteriza nossa biodiversidade?
Neste site você encontra várias possibilidades de estudo sobre o bioma pampa. Clique em "saiba mais"
SAIBA MAIS Bioma pampa conexão da ciência e tecnologia em um ambiente digital para conhecer seus ambientes naturais.
Você terá acesso aos diferentes ecossistemas que compõem o bioma pampa, também encontrará imagens e informações sobre reservas naturais do Bioma pampa.
BIOMAS "são regiões com condições geológicas e climáticas semelhantes e biodiversidade própria, identificadas em escala regional pela paisagem e vegetação nativa" ( MAZURANA, 2016), em outras palavras podemos compreender bioma, como um grande espaço territorial composto por conjuntos de ecossistemas com características semelhantes.
ECOSSISTEMAS podem ser compreendidos como ambientes naturais ou modificados compostos por fatores abióticos- elementos químicos e físicos como: radiação solar, temperatura, água e nutrientes- e fatores bióticos- os organismos vivos como: plantas, animais, micróbios. As interações entre os fatores abióticos determinam a biodiversidade dos ecossistemas, ou seja, as comunidades de organismos vivos (MONTEIRO,2012).
Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).No Brasil, o Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também porções dos territórios da Argentina e Uruguai.
JORNADA BIOMAS ESCOLA
Este é um jogo digital sobre os biomas brasileiros, para ter acesso precisa baixar no seu celular pelo Play Store, ou pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.LLG.JornadaBiomas

ATIVIDADE 1
Um jogo de aventura!!
Laura, precisa completar sua missão percorrendo todos os biomas do Brasil, para isso ela enfrenta obstáculos naturais característicos de cada região.
Precisamos ajudá-la a concluir sua missão!!
Baixe no seu celular e vamos conhecer os biomas e ajudar Laura!
A tarefa é “jogar” e ajudar Laura a completar sua missão.
Você avança no jogo a cada bioma percorrido.
Para compartilhar com seus colegas faça um “print” da tela no nível máximo (bioma) que conseguir chegar e envia no grupo do WhatsApp é só postar no grupo Círculo Integrador, aproveita e conta o que você aprendeu no jogo. Não esquece viu?
Depois de estudar sobre os biomas vamos avançar nossos estudos, conhecer qual órgão público é responsável pelo meio ambiente, conhecer e compreender a importância das Unidades de Conservação para a biodiversidade.
QUAL ÓRGÃO PÚBLICO É RESPONSÁVEL PELA GESTÃO AMBIENTAL NO RS?
A Secretaria Estadual do Meio ambiente e Infraestrutura- SEMA-RS,instituída em 1999, é o órgão governamental responsável pela gestão ambiental do RS. Existem outros órgãos vinculados à SEMA responsáveis pela fiscalização e monitoramento ambiental dentre eles o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que há 30 anos atua como órgão licenciador.
Dentre os espaços ambientais em que atuam estão as Unidades de Conservação, definidas como "espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção", conforme define a Lei Federal nº 9.985 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação- SNUC.
As Unidades de Conservação estão divididas em dois grupos:
Unidades de Proteção Integral- Objetivo é a preservação da natureza, sendo permitido somente o uso indireto de seus recursos naturais. Entre eles estão as reservas ecológicas, parques estaduais ou municipais,monumentos naturais,...
Unidades de Uso Sustentável- O objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte de seus recursos naturais, neste grupo estão as Áreas de Proteção Ambiental- APA; Florestas estaduais ou municipais; as Reservas extrativistas, Reservas de desenvolvimento sustentáveis.
ATIVIDADE 2- CONHECENDO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO RS.
Como? Aqui mesmo neste site, convido vocês a acessarem no menu "fontes de pesquisa", nessa página você encontra a Revista das Unidades de Conservação do Estado.
Sua atividade é escolher uma das unidades para apresentar, relatar como ela é, onde está localizada, qual sua finalidade. No final reflita e coloque sua opinião sobre a importância das Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade.
Escolha a forma que preferir de enviar sua apresentação pode ser desenho, escrita, áudio, slides...livre escolha.
O importante é compartilharmos nossas aprendizagens!!
Vivemos nesta semana, o Dia mundial do meio ambiente, 05 de junho.
Para refletirmos indico a leitura desta reportagem do jornal Correio do Povo ela sintetiza muito do que foi dialogado em nossos estudos.
Ao fazer a leitura procurem perceber e identificar conceitos como: consumo sustentável, preservação ambiental, relação homem X natureza.
Na reportagem, são citados órgãos e representantes estaduais responsáveis pela fiscalização e gestão ambiental, aborda ainda os impactos da pandemia, como a redução da poluição atmosférica, e o aumento do consumo de água.
Percebam a importância deste tema, que está em pauta não só na sala de aula mas nos mais diversos seguimentos: ambientais, sociais, políticos, econômicos. Cada um de nós precisa cumprir seu papel diante da ameaça humana em relação à preservação ambiental.
Para ler, clique na imagem:
